A mastopexia, ou o lifting de mama, reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.

A queda e a flacidez mamária são processos naturais da mama após variações de volume mamário por gestações, variações de peso ou até mesmo sendo parte do processo de envelhecimento feminino.

Nestes casos, temos um excesso de pele que causa uma flacidez das mamas. O objetivo da mastopexia é a retirada deste excesso de pele, reorganizando o tecido mamário próprio da paciente ou com a utilização de uma prótese para remodelar a mama e assim levantá-la para devolver uma forma mais adequada para a paciente.

A mastopexia é indicada para quem deseja apenas levantar as mamas, sem reduzir ou aumentar seu volume. Neste procedimento, o cirurgião remove o excesso de pele e modela a glândula mamária.

A recuperação é similar para quem fez cirurgia de redução de mamas: limitação de movimentos, repouso em função da cicatrização e proibição temporária de exercícios físicos ou qualquer tipo de esforço.

A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Se você quiser ter mamas mais volumosas, considere a cirurgia de aumento. Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação da mama e cirurgia de redução.

Mastopexia pode tratar a assimetria mamária?

A assimetria ocorre quando há diferença de tamanho entre as mamas. Essa diferença é bastante comum, mas, em casos em que ela é mais acentuada, pode afetar a autoestima, a qualidade de vida e causar problemas de postura. Nessa situação, a correção pode ser realizada de forma cirúrgica.

É importante observar se a alteração surgiu de forma súbita e se está acompanhada de sintomas como dor e febre. Quando isso ocorre, deve-se realizar exames específicos a fim de excluir a presença de outras doenças. O tratamento em si varia de acordo com cada quadro.

O resultado final da mastopexia aparecerá ao longo dos meses, com a forma e a posição da mama mais agradáveis. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo.

Com o tempo, as mamas podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade. Os resultados permanecerão mais tempo se a paciente:

• Mantiver o peso;
  • Mantiver um estilo de vida saudável.