Se a sua vontade de fazer uma cirurgia plástica esbarra no medo que você sente da anestesia, da cicatriz, de alguma complicação cirúrgica,  é preciso buscar mais informações sobre o procedimento desejado.

Todas as pessoas têm medo do desconhecido. Para vencer o medo em relação a um procedimento cirúrgico é preciso ouvir explicações sinceras para diminuir a ansiedade.

Com os avanços técnicos e científicos que existem hoje, a cirurgia plástica é um dos procedimentos médicos mais seguros, quando realizada por pessoas treinadas e qualificadas.

Diariamente, anestesiologistas qualificados aplicam milhares de anestesias, em todo o mundo, com total segurança. Para vencer o medo da anestesia é preciso exigir que somente um anestesiologista qualificado o examine, o oriente e faça sua anestesia.

A anestesia deve ser aplicada pelo anestesiologista, médico especialista, que não só aplica a anestesia, como também assiste o paciente durante toda a cirurgia e após o procedimento, verificando pulso, ritmo cardíaco, respiração e temperatura.

“O anestesiologista controla a pressão arterial e outras funções orgânicas importantíssimas, enquanto o paciente está sedado. Este profissional integra a equipe do cirurgião plástico para evitar o sofrimento do paciente, tornando seguro o ambiente para que o cirurgião possa fazer o seu trabalho com tranquilidade”, explica o cirurgião plástico Felipe Franco.

Existem diversos tipos de anestésicos gerais e locais. Os locais são depositados perto dos nervos, enquanto os anestésicos gerais são administrados pela veia ou através da respiração. Todos proporcionam anestesias adequadas.

“A escolha do anestésico varia com o tempo e o tipo de operação a ser realizada, além das condições físicas e emocionais do paciente. É definida após a consulta com o cirurgião plástico e depois da avaliação dos exames pré-operatórios. Só então o anestesiologista indicará a melhor opção para cada paciente”, informa Felipe Franco,  membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A anestesia é uma preocupação comum de quem vai passar por qualquer procedimento cirúrgico. O Dr. Felipe Franco Jorge conversa com o seu pai, que também é o anestesiologista de sua equipe, o Dr. Wilson Roberto Jorge. Os dois falam sobre a importância da consulta pré-anestésica para a segurança da cirurgia plástica.

Na segunda parte da conversa do Dr. Felipe Franco Jorge com o seu pai, que também é o anestesiologista de sua equipe, Dr. Wilson Roberto Jorge, os profissionais esclarecem quais são as anestesias mais empregadas na cirurgia plástica.