Crianças e orelhas em abano
A otoplastia é o procedimento que visa corrigir orelhas proeminentes, popularmente chamadas de “orelhas em abano”.
A indicação é tanto reparadora, quanto estética, pois muitas crianças sofrem com buliyng ao apresentar orelhinhas proeminentes.
Nesses casos, a cirurgia plástica pode corrigir essa alteração e resolver este problema, melhorando a qualidade de vida e o aspecto psicológico.
Em crianças, o procedimento pode ser realizado a partir dos 7 anos de idade, após avaliação das condições clínicas e emocionais.
Quando feita de forma segura e por profissionais qualificados, a cirurgia pode proporcionar uma melhora na qualidade de vida e na autoestima.
Por que operar as orelhas?
A otoplastia – ou cirurgia de orelha – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia auxilia no tratamento de:
- Orelhas consideradas grandes;
- Orelhas salientes – não associados à perda auditiva.
Se você deseja se submeter ao tratamento, converse com um médico cirurgião plástico!
Máscara não deforma a orelha
As máscaras podem causar certa tração das orelhas, tornando-as mais aparentes e, consequentemente, mais parecidas com as famosas orelhas em abano, termo popularmente usado para descrever orelhas que são muito afastadas do crânio.
No entanto, esse efeito não é permanente, sendo resolvido quando a máscara é retirada.⠀
As verdadeiras orelhas em abano são uma anormalidade congênita, ou seja, estão presentes desde o nascimento e são causadas pela genética, não possuindo influência de fatores externos, como a utilização de máscaras.
O que sabemos com certeza é que a não utilização das máscaras afeta bem mais que a aparência do indivíduo. Não relaxe! Continue usando máscaras.