Reconstrução da Mama e Cicatrizes

A reconstrução mamária é realizada através de diversas técnicas de cirurgia plástica, considerando-se a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomia. Como todo procedimento cirúrgico, deixa, sim, cicatrizes, que são visíveis e estarão sempre presentes na mama, seja após a reconstrução ou a mastectomia. Ainda assim, os resultados são gratificantes e a nova mama pode melhorar a autoestima, a autoconfiança e a qualidade de vida da paciente. Mesmo nos casos mais graves, como quando há necessidade da retirada total da mama por conta de um câncer, é possível realizar a reconstrução imediata logo após a mastectomia de forma rápida, segura e eficiente.

Quais as Técnicas empregadas na Reconstrução Mamária?

A reconstrução da mama é realizada através de diversas técnicas de cirurgia plástica que visam restaurar a região considerando-se a forma, a aparência e o tamanho da mama, após a mastectomia. Uma nova mama pode significar a melhora da autoestima, da autoconfiança e da qualidade de vida. Embora o resultado da cirurgia seja relativamente natural, a mama reconstruída nunca será igual a que foi removida. Antes de se submeter ao procedimento, converse com o cirurgião plástico sobre suas expectativas.

Reconstrução da Mama e Autoestima: minha Paixão!

A cirurgia plástica de reconstrução mamária é um procedimento físico e emocionalmente gratificante para uma mulher que perdeu a mama devido ao câncer ou a outra situação. Embora a cirurgia possa lhe dar uma mama relativamente natural, a mama reconstruída nunca será igual a mama que foi removida. O mais importante, no entanto, é que a nova mama pode melhorar a autoestima, a autoconfiança e a qualidade de vida da paciente. Entre os benefícios identificados por conta da reconstrução, o mais significativo está relacionado à parte psicológica. O cirurgião plástico tem um importante papel nesta questão, já que procura melhorar a qualidade de vida da mulher submetida à mastectomia, atenuando o impacto emocional e físico provocado pela cirurgia radical e com o objetivo imediato da reparação, restaurando a forma e o volume da mama retirada e preservando assim a autoimagem da paciente. Isso contribui para sua recuperação social de forma mais rápida.