A plástica no nariz, ou rinoplastia, é indicada quando há uma queixa estética no nariz que pode ser corrigida por um procedimento cirúrgico – dorso alto, ponta gordinha ou ponta caída, nariz torto, dentre outros.
É importante ressaltar que não é só a questão estética que deve ser avaliada pelo cirurgião plástico. O médico precisa avaliar se, de fato, o adolescente é um bom candidato à cirurgia, ou não.
É importante o paciente ter consciência dos riscos e do resultado da cirurgia.
Deve-se levar em conta que até os 15 anos a parte crânio-maxilo-facial ainda está em desenvolvimento. E o nariz é o centro do crescimento facial. A partir desta idade, já há uma estabilização do crescimento.
Os pais devem estar envolvidos na decisão do jovem, uma vez que a adolescência é um período marcado por muitos conflitos de imagem corporal.
Por que é importante planejar o pós-operatório?
Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com Micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.
É importante contar com alguém para ser o acompanhante do paciente, que fique com ele pelo menos na primeira noite após a cirurgia.
Seguir as recomendações do cirurgião plástico é fundamental para o sucesso da cirurgia plástica do nariz. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização.
O resultado final
Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e às vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade.
Embora os resultados da rinoplastia sejam geralmente permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.