A mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico importante que requer muitos preparativos pré-operatórios e uma boa recuperação pós-cirúrgica.

Como em qualquer cirurgia, cuidar bem de si mesma e seguir os conselhos do cirurgião é o mais importante para um resultado bem-sucedido.

Se você já se perguntou quanto tempo leva para se recuperar de uma mamoplastia de aumento, este texto vai te ajudar a se programar de uma maneira mais adequada!

“Cada mulher é diferente e o tempo de recuperação pode variar. Existem vários fatores que interferem nesse processo como o tamanho e o tipo do implante, a forma de colocação da prótese de silicone e até mesmo a habilidade cirúrgica do médico. Em média, o período de recuperação total leva cerca de quatro a seis semanas. É importante evitar atividades físicas, levantar objetos pesados e se sobrecarregar durante esse período sensível”, destaca o cirurgião plástico Felipe Franco Jorge.

O que esperar após a mamoplastia de aumento?

24 horas de pós-operatório

Após a operação, você pode sentir dor, fadiga, náusea, aperto no peito e hipersensibilidade ou perda de sensibilidade nas mamas. Você também pode notar inchaço e hematomas, que desaparecerão com o tempo.

Após a cirurgia, você deverá descansar por algumas horas na sala de pós-operatório cirúrgico até que o efeito da anestesia passe totalmente. É fundamental que você conte com um familiar ou amigo de confiança para ajudá-la nos primeiros dias após a operação.

Durante as primeiras 24 horas, você pode sentir dor e desconforto. Seu médico prescreverá os medicamentos necessários para ajudar a mantê-la confortável.

5 a 7 dias de pós-operatório

Após a primeira semana, você pode continuar a sentir dor ou desconforto moderado. No entanto, a intensidade da dor deverá ter diminuído. Nesse estágio, você poderá retornar às atividades normais, seguindo as orientações do seu cirurgião plástico.

No entanto, você deve evitar atividades extenuantes, como levantar os braços acima da cabeça, o que pode resultar em irritação e sangramento.

Nesse momento, seus implantes mamários começarão a se encaixar no lugar. É importante seguir todas as recomendações pós-operatórias, como massagear o tecido mamário para ajudar a relaxar os músculos e reduzir o inchaço.

3 a 4 semanas de pós-operatório

Nesse estágio, você deve sentir pouca ou nenhuma dor ou desconforto. O inchaço e os hematomas nos seios devem ter diminuído ou desaparecido.

No entanto, é normal ainda haver hematomas dependendo do tipo de cirurgia.

Seu médico pode começar a encorajá-la a praticar exercícios leves, mas evite atividades extenuantes. Continue a usar o sutiã pós-cirúrgico para promover o pleno restabelecimento.

4 a 6 semanas pós-operatório

Normalmente, neste ponto, a maioria das pacientes se recuperou totalmente e pode retomar as atividades regulares. Suas mamas já devem ter uma aparência mais natural.

As pacientes são aconselhadas a marcar uma consulta com seu cirurgião para uma avaliação completa dos implantes mamários.