A lipoenxertia consiste na extração de gordura de uma região e aplicação em outra, com o objetivo de alinhar, harmonizar ou expandir o volume. A gordura pode ser retirada da região abdominal e aplicada nos glúteos ou seios, por exemplo. Como o material aplicado na lipoenxertia é do próprio corpo, as chances de rejeição são menores. Além disso, é importante que as recomendações médicas sejam seguidas de forma rigorosa, a fim de garantir o melhor pós-operatório possível.
Hidrolipo e Lipoaspiração: entenda a Diferença
A lipoaspiração é um procedimento amplamente conhecido e os nomes dados às técnicas atuais podem causar certa confusão. A hidrolipo é um exemplo disso. Ela é uma forma de se executar a lipoaspiração em áreas localizadas. O cirurgião plástico injeta na gordura a ser aspirada uma solução de anestésico com substâncias vasoativas que provocam anestesia e diminuem o sangramento. Isso não é melhor nem pior do que qualquer outra técnica de lipoaspiração e sua indicação depende da preferência particular de cada cirurgião.
Resultados da Lipoaspiração são permanentes?
A expectativa para avaliar os resultados após a realização de uma lipoaspiração é completamente normal. Contudo, é preciso ter calma, pois, logo após o procedimento, o corpo ainda apresenta certo inchaço e possíveis edemas. Malhas de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele. Ademais, um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido. O inchaço causado pela cirurgia desaparece após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.