Essa é uma dúvida que surge com frequência entre aqueles que estão planejando realizar uma lipoaspiração. Por isso, é importante esclarecer que há sim um limite de gordura considerado seguro a ser aspirado durante o procedimento.
Segundo decretado pelo próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) a fim de resguardar a integridade dos pacientes, os médicos podem retirar até 7% do volume corpóreo total. Já nos casos de cirurgias associadas, esse volume costuma ser reduzido ainda mais para evitar os riscos de complicações, podendo chegar a até 4%.
Embora essas porcentagens pareçam baixas para quem não está familiarizado com o assunto, na prática, elas representam bastante coisa. Ainda mais quando consideramos que o objetivo da lipoaspiração não é ajudar a emagrecer, mas sim modelar o corpo por meio da remoção da gordura localizada — sempre tendo como prioridade a segurança do indivíduo!
Por fim, reitero que cada caso é único. Isso significa que a determinação do volume de gordura a ser removido na lipo deve ser avaliado individualmente, considerando as características físicas e as condições gerais de saúde do paciente.
Qualquer dúvida, estou à disposição!