A percepção de uma mulher sobre como a amamentação afetará a aparência de suas mamas, após a cirurgia de colocação de prótese de silicone, influencia fortemente suas chances de amamentar com sucesso, aponta um estudo apresentado durante a conferência anual da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

No estudo, 86% das mães com implantes mamários que falharam na amamentação também acreditavam que o aleitamento afetaria negativamente sua aparência, o que influenciou no sucesso da amamentação. No entanto, revela o estudo, é o número de gestações, e não a amamentação, que faz com que as mamas caiam com o tempo.

Se uma mulher acredita que a amamentação afetará negativamente a aparência das mamas, ela diminui suas chances de amamentar com sucesso, defendem os autores do estudo.

“Esse mito é lamentável e precisa ser esclarecido. É de vital importância tranquilizar as mulheres de que a amamentação não prejudicará a aparência das mamas e que tem vantagens significativas para a saúde tanto da mãe quanto do bebê”, afirma  o cirurgião plástico Felipe Franco Jorge.

O estudo acompanhou os hábitos de amamentação de 160 pacientes que fizeram mamoplastia de aumento. Um período de duas semanas ou mais de amamentação exclusiva era a duração definidora de uma tentativa de amamentação “bem-sucedida”, segundo os critérios dos pesquisadores.

Sucesso no aleitamento

Mulheres que tiveram sucesso ou não na amamentação foram extremamente semelhantes em dados demográficos, como idade, massa corporal, tamanho do implante e localização da incisão.

A única diferença significativa entre os dois grupos foi o efeito percebido da amamentação na aparência de suas mamas. Entre as 63 mulheres que amamentaram com sucesso, apenas 13% acreditavam que isso teria um efeito adverso na qualidade estética de seus seios.

Por outro lado, no grupo de 97 mulheres que não tiveram sucesso, 86% acreditavam que a amamentação teria um impacto negativo na aparência de seus seios.

Faz sentido que as pacientes que fizeram a cirurgia para colocação de prótese de silicone fiquem preocupadas com o efeito que a amamentação pode ter sobre a aparência de suas mamas. Afinal, essas mulheres depositaram muitas expectativas na cirurgia.

No entanto, as evidências disponíveis apontam que, embora as mamas caiam mais, a cada gravidez, a amamentação não parece piorar esses efeitos em mulheres com ou sem implantes mamários.

Agora que conhecemos as opiniões das pacientes que fizeram mamoplastia de aumento sobre como a amamentação afetará a aparência das mamas, a educação da paciente torna-se essencial para melhorar as percepções dessas mulheres e fortalecer a saúde da mãe e do bebê.