Muitos estudos mostraram que o aumento das mamas é um procedimento altamente gratificante para as mulheres, mas será que a cirurgia afeta também a sexualidade feminina?
De acordo com um estudo, apresentado no Plastic Surgery The Meeting, encontro científico anual da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, ASPS, as mulheres experimentam um aumento significativo na excitação e na satisfação sexual após a cirurgia de aumento de mama.
As descobertas fornecem uma melhor compreensão de como o aumento das mamas pode afetar a saúde sexual das pacientes.
“Sabemos que a mamoplastia de aumento pode melhorar a autoimagem, a autoconfiança e a qualidade de vida de uma mulher. E a sexualidade é um componente significativo da qualidade de vida”, afirma o cirurgião plástico Felipe Franco Jorge.
De acordo com os dados do estudo, 45 pacientes que fizeram mamoplastia de aumento receberam um questionário de quociente sexual feminino – uma ferramenta de medição usada para avaliar a sexualidade – antes da cirurgia e dois, quatro e 18 meses após a cirurgia, para determinar o impacto do procedimento em sua saúde sexual.
Quatro áreas da sexualidade foram examinadas: desejo sexual, excitação, atrofia vaginal e satisfação sexual. As pacientes relataram um aumento estatisticamente significativo na satisfação sexual e na excitação, quatro e 18 meses após a cirurgia, em comparação com os valores pré-operatórios.
Satisfação e autoestima
Muitos estudos enfocam o sucesso do aumento das mamas, do ponto de vista clínico ou do cirurgião, este estudo prova que a satisfação de uma mulher com a mamoplastia de aumento está diretamente ligada à sua feminilidade e sexualidade.
Outro estudo no mesmo sentido, publicado na revista Plastic and Reconstructive Surgery, descobriu que 98% das mulheres que se submeteram a uma mamoplastia de aumento disseram que os resultados atenderam ou excederam suas expectativas.