Lipoaspiração
O que é?
A lipoaspiração é uma cirurgia que consiste na retirada do excesso de gordura localizada de uma região do corpo.
Pode ser realizada em diversas áreas que possuem gordura localizada, como região abdominal, coxas, braços, flancos, culote, costas, papada, entre outras, buscando contornos mais harmônicos e estéticos.
Para que serve a lipoaspiração?
A lipoaspiração pode trabalhar junto com a lipoenxertia servindo para dar contornos, valorizar as formas do corpo ao retirar as gorduras que são difíceis de serem perdidas apenas com dieta e atividade física.
O paciente após a cirurgia, mantendo uma dieta saudável e atividade física regular, poderá atingir resultados que antes seriam difíceis de uma maneira mais fácil. Além de potencializar o seu resultado cirúrgico.
Lembrando que o objetivo da lipoaspiração não é para o emagrecimento, tanto é que não é um tratamento para quem está acima do peso, mas sim para a remodelação corporal.
Vale ressaltar que o limite de volume a ser retirado de gordura com a lipoaspiração, objetivando garantir a segurança da cirurgia, é em torno de 5 a 7% do peso corporal do paciente.
Quando pode ser indicado?
A lipoaspiração pode ser indicada para homens e mulheres que possuem acúmulo de gordura localizada em determinada área do corpo e desejam definir o contorno corporal.
Antes do procedimento cirúrgico, uma detalhada avaliação pré-operatória é realizada no intuito de entender de maneira minuciosa o que incomoda o paciente, sua rotina alimentar e de atividade física; bem como possíveis variações de peso.
A partir disso, é possível indicar o tratamento mais adequado, podendo associar a lipoaspiração com a lipoenxertia, o que pode ser chamado de lipoescultura.
O alinhamento de expectativas e definição dos critérios de segurança para a cirurgia são fundamentais para garantir que o resultado corresponda aos objetivos do paciente.
Como o procedimento é realizado?
Como toda cirurgia, ocorre inicialmente a escolha anestésica, seja por sedação ou anestesia geral, podendo-se ainda combinar técnicas anestésicas como raquidiana ou peridural, com o intuito de buscar menos dor e maior conforto no pós-operatório, diminuindo náuseas por exemplo e riscos como trombose.
Tanto a lipoaspiração como a lipoenxertia (lipoescultura) é realizada através de microincisões por onde passa uma diminuta cânula através da qual podemos remover a gordura das áreas desejadas.
Após isso, podemos tratar a gordura lipoaspirada separando apenas a parte com adipócitos (células de gordura) saudáveis e rica em células tronco, nos fornecendo as células ideais para lipoenxertia.
Como fica a cicatriz da lipoaspiração?
As cicatrizes são praticamente imperceptíveis por serem resultados de microincisões, porém é função do cirurgião no período pré-operatório informar sobre possíveis resultados esperados com base nas expectativas cirúrgicas do paciente.
Quais cuidados necessários pós-cirurgia?
Após o procedimento, trabalhamos com o cuidado de fisioterapia onde é realizado o estudo termográfico dos retalhos visando garantir adequado suprimento sanguíneo para a melhora da cicatrização.
Além disso, é aplicado o tape mecanomodulador que trabalha modulando a inflamação e edema, diminuindo dor e os roxos no pós-operatório. Por sua vez, o “descanso” tecidual promovido pelo tape ajuda a evitar fibroses indesejadas que poderiam trazer eventuais irregularidades na pele.
O uso de malha cirúrgica é importante para atingir contornos ainda melhores trabalhando aliado ao tape no pós-operatório trazendo menos inchaço, reduzindo a dor e propiciando maior segurança ao paciente.
É importante deixar claro que a recuperação é mais rápida e tende a causar menos desconforto quando seguidas as orientações da equipe médica.
se identificou?
vamos conversar
Dr. Felipe Franco
CRM 176858 - RQE 92239
Agora estou com um novo consultório, localizado na Avenida Barão de Itapura, 610, e estou muito animado para te proporcionar uma experiência única e memorável. Trabalharemos juntos na construção de um estilo de vida mais saudável e cheio de autoestima!