Recentemente, operei uma paciente que chegou até o consultório querendo fazer a rinoplastia, porque ela não gostava de como o nariz dela ficava em fotos. Quando ela sorria, a ponta do nariz caía. Por conta disso, muitas vezes ela até evitava sorrir nas fotos.

Na verdade, essa é uma das queixas mais frequentemente expressas pelos pacientes! Isso acontece porque o nariz tem um músculo chamado depressor do septo, que está conectado ao músculo orbicular da boca. Essa conexão é responsável pela tendência do nariz cair quando sorrimos.

Além disso, a falta de sustentação nas cartilagens e ligamentos nessa área pode agravar ainda mais essa situação. Mas trago também boas notícias: quando a queda do nariz é uma preocupação, geralmente podemos melhorar essa condição com a ajuda da rinoplastia estruturada. Nesse tipo de procedimento, a ponta do nariz é reforçada com enxertos de cartilagem, ajudando a evitar a queda indesejada. Para isso, utilizo a extensão septal, que confere maior previsibilidade do resultado pós-operatório. Se for do desejo da paciente, também podemos corrigir outras imperfeições, como dorso e largura do nariz, na mesma cirurgia.