Hoje vamos falar sobre o quanto a cirurgia plástica mamária evoluiu!
As mudanças mais significativas nesta frente envolvem, principalmente, as próteses utilizadas nas mamoplastias de aumento e os métodos de incisão.
No passado, por exemplo, as próteses mamárias eram compostas por um envoltório grosso que, além de oferecer resultados pouco naturais, também apresentavam maiores riscos de complicações.
Por conta disso, esse primeiro tipo de implante foi sendo constantemente aprimorado e substituído por outras opções ao longo dos anos: envoltórios finos sem patch, envoltórios de duplo lúmen, próteses infláveis, envoltórios de revestimento texturizado e, finalmente, os envoltórios com sobreposição de poliuretano e as próteses salinas infláveis.
Com relação à evolução dos métodos de incisão, as técnicas de incisão periareolar, axilar e inframamária são as mais utilizadas na atualidade. Sendo a última delas um dos destaques, por deixar uma cicatriz praticamente imperceptível.
Todas essas mudanças foram feitas visando não apenas um resultado mais natural, como também a segurança e o bem-estar das pacientes — que devem sempre vir em primeiro lugar! Justamente por isso, a escolha da melhor técnica ou prótese deve considerar as características físicas individuais de cada um.